Serviços Globais de Projeto

×

Cookies

Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para obter uma melhor experiência de utilização. Conheça mais sobre a nossa Política de Privacidade.

Notícias

12 de novembro de 2014

A Comissão Interministerial de Coordenação do Acordo de Parceria, CIC Portugal 2020, reuniu ontem pela primeira vez marcando o início da aplicação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período de aplicação até 2020.
A CIC Portugal 2020 deliberou que o balcão único para receção de candidaturas seja hoje aberto, dia 12 de novembro, com um convite dirigido às Comunidades Intermunicipais e às Áreas Metropolitanas no sentido de apresentarem as suas propostas de estratégias integradas de desenvolvimento territorial, que serão a base para a contratualização dos pactos para o desenvolvimento e coesão territorial e dos pactos para o desenvolvimento local de base comunitária.
Nesta reunião foi ainda deliberado a abertura de um outro concurso para pré-qualificação de parcerias para posterior submissão de estratégias de desenvolvimento local, constituindo a primeira fase do processo de implementação do instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária
Relativamente aos Programas Operacionais foi realizado um ponto de situação e deliberada a antecipação dos impactes esperados na economia com a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento do Portugal 2020, recorrendo a condições específicas de aprovação e de financiamento acima das dotações programadas em cada Programa Operacional (overbooking), sendo necessário assegurar a elegibilidade no QREN mas também o enquadramento com as novas regras de elegibilidade do Portugal 2020.
A CIC Portugal 2020, coordenada pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, estabeleceu as primeiras orientações sobre a informação a prestar com regularidade relativamente à realização do Portugal 2020, acentuando a importância de uma prática de regular prestação pública de contas e de uma informação orientada para o cidadão. Os relatórios periódicos sobre a execução do Portugal 2020 deverão dar relevo aos resultados obtidos e às realizações físicas, sem prejuízo de uma informação financeira objetiva regular e credível.
A CIC Portugal 2020 deliberou ainda promover a constituição de uma rede de articulação para a empregabilidade e a economia social e incumbiu a Agência para o Desenvolvimento e Coesão de iniciar os procedimentos de identificação das entidades que vão exercer funções de organismos intermédios e de preparar o primeiro plano de receção de candidaturas aos vários Programas Operacionais.


« OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Plano de Recuperação e Resiliência – PRR

Nos próximos anos, Portugal terá a oportunidade de aceder a um pacote de medidas de estímulo que poderá atingir os 50 mil milhões de euros.

LER MAIS

“Os edifícios devem ser pensados para os utilizadores”

A A77, Arquitetura by Galbilec, desenvolve projetos arquitetónicos especializados, na área da Saúde e no setor Social.

LER MAIS